Água

 

Logo Virada Água

A crise hídrica é o principal desafio socioambiental que o Cerrado vem enfrentando. Exige, de todos, a adoção de medidas para que possamos enfrentar, simultaneamente, as causas da escassez e os riscos locais associados à falta de água, como problemas à saúde, redução na produção de alimentos, prejuízos ao setor produtivo, maior risco de alastramento de incêndios florestais, entre tantos outros…

Esse enfrentamento impõe ajustes no modo de vida da sociedade, nas formas de produção e de consumo com os quais todos estamos habituados. É necessário encontrar um caminho em direção ao consumo consciente da Água, e a Virada do Cerrado proporcionará o encontro de pessoas e caminhos em direção à resiliência e soluções hídricas.

A parceria entre a população e o governo local é essencial para superarmos este desafio. As cidades do DF têm um papel importante na proteção e na sensibilização da população pela Água, pois possuem o poder de catalisar soluções políticas e econômicas que garantam, simultaneamente, desenvolvimento urbano, segurança hídrica e crescimento verde – pautado por iniciativas e inovações tecnológicas para redução dessas emissões.

Em 2017, a Virada do Cerrado acontece entre os dias 01 e 03 de setembro, novamente em diversas regiões administrativas do DF. O tema do ano será Água, como preparação para o Fórum Mundial da Água de 2018 e para que a sociedade se empodere e participe ativamente das políticas e ações propositivas pela Água.

Nos dia 01 de setembro as ações serão de caráter educativo e formativo, com foco na atuação com as escolas e universidades. Nos dias 02 e 03 acontecerão atividades culturais, esportivas e lúdicas para todos os públicos e idades, sendo que no dia 03 as atividades se concentraram no Parque da Cidade (Estacionamento 10) onde todos celebraram juntos a Virada do Cerrado!

Como espaço público democrático, de livre engajamento e participação social, de intensa disseminação de informações, de soluções criativas e de alternativas verdes, a Virada do Cerrado elegeu o tema Água para marcar 2017 como o ano da grande virada de consciência da população de Brasília quanto aos desafios e as muitas soluções possíveis. #soluçãohídrica #tonavirada